Perguntas frequentes

Garantia S. Plus

Sossego começa com S de S.Plus + R$ xxxx

O S.Plus é uma solução para reemissão*, sem custos, de Certificado Digital em caso de perda, esquecimento ou bloqueio de senha. Este é o primeiro produto do mercado a oferecer uma cobertura aos usuários finais, que poderão requisitar um novo Certificado sem que haja a necessidade de realizar uma nova compra.

*Termo de aquisição:
¹ A solução S.Plus dá direito a duas recuperações do certificado;
² A solução cobre apenas a reemissão do certificado digital, em caso de perda de qualquer uma das mídias (cartão/token/leitora de mídia), a mesma não será substituída, devendo ser realizada nova aquisição;
³ Importante lembrar que na reemissão do certificado, a validade se mantem a mesma da primeira emissão.

Compra

  • solicitação;

  • pagamento;

  • agendamento do atendimento e entrega do Certificado;

  • realização do atendimento;

  • emissão (entrega) do Certificado Digital.

O Certificado Digital A1 é emitido e armazenado no computador. O uso da senha de acesso é opcional e sugerirmos, para a sua segurança, que você grave uma cópia dele em um outro dispositivo para os casos em que, por exemplo, seu computador seja formatado. Outra característica deste tipo de Certificado é a validade restrita a um ano (12 meses).

Características do Certificado A1

  • Armazenado e emitido no computador.

  • Senha opcional.

  • Permite a cópia e uso em outros dispositivos.

  • Validade de 1 ano (12 meses).

  • Não exige o uso de mídias (Cartão/Token).

  • Dispensa a necessidade do preparo do computador para o uso.

Já o Certificado Digital A3 é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica, que pode ser um Cartão e Token (parece um pen drive), ou na nuvem, o qual chamamos de remoteID. A validade deste Certificado pode ser de até 60 meses, dependendo do local de armazenamento. E, nesta modalidade, o acesso ao Certificado, obrigatoriamente, é protegido por uma senha ou dois fatores de autenticação – na nuvem.

Características do Certificado A3

  • Armazenado e emitido em mídias (Cartão, Token ou nuvem).

  • É protegido por senha ou duplo fator de autenticação.

  • Não pode ser copiado.

  • Validade de 1 a 5 anos (12 a 60 meses).

  • Exige o uso da mídia, exceto se armazenado na nuvem.

  • O computador deve ser preparado antes do primeiro uso.

Para comprar o Certificado Digital é necessário que a pessoa, a qual será a titular dele, esteja ativa e regular na Receita Federal do Brasil.

Há duas opções:

  • Atendimento por videoconferência: para clientes com dados biométricos cadastrados ou CNH.

  • Atendimento presencial nos Estados Unidos, Inglaterra e Europa: neste caso, você pode ir até às unidades destes locais ou solicitar o atendimento em domicílio. Este serviço tem preço sob consulta e está sujeito à disponibilidade. Para saber mais, clique aqui.

Agora, você precisa agendar o seu atendimento clicando aqui. É preciso informar Número do Pedido e também o CPF/CNPJ do titular.

O número do Pedido é enviado no e-mail de confirmação de solicitação. Ele começa com CERTI ou com 17. Se não localizar este e-mail em sua caixa de entrada, verifique também as pastas spam e lixo eletrônico.

Neste caso, antes de solicitar o novo Certificado Digital é necessário realizar a alteração do Representante Legal da empresa na Receita Federal do Brasil. Após esse processo, é possível comprar um novo Certificado Digital em nome da empresa.

Pagamento

  • Não existe, não. Apenas haverá custo adicional se você desejar contratar o serviço de atendimento em sua residência, empresa ou no exterior.

Agendamento / Validação

É o momento em que a identidade do solicitante é confirmada. Trata-se de uma etapa indispensável para a posterior emissão (entrega) do novo Certificado Digital.

Aqui na SP Certificaos nós oferecemos dois modelos de atendimento:

  • Presencial - para todos os clientes.

  • Videoconferência - para os clientes com dados biométricos cadastrados ou que possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como agendar meus atendimentos?

Para agendar, é preciso ter realizado o pagamento e clicar aqui. Será necessário informar o Número do Pedido e o CPF/CNPJ do titular do Certificado Digital. Depois, é só escolher o melhor dia e horário.Se você tiver dúvida em relação ao número do pedido, esta informação foi enviada no e-mail de confirmação de compra/solicitação. Ele começa com CERTI ou com 17. Se não localizar este e-mail em sua caixa de entrada, verifique também as pastas spam e lixo eletrônico.

A documentação pode ser consultada aqui.

Na situação do atendimento presencial, os documentos devem ser apresentados no dia e hora agendados. Já na situação de atendimento videoconferência, os arquivos devem ser digitalizados em formato PDF e enviados, antecipadamente, para o e-mail do local/AR que prestará o atendimento. No assunto do e-mail, informe “Documentos videoconferência + número do pedido”. Fique tranquilo: todas essas instruções são enviadas ao seu e-mail.

É um atendimento virtual no qual a identidade do solicitante é confirmada. No dia e hora agendados, basta acessar um link que é enviado previamente ao seu e-mail para iniciar o atendimento.

Para realizar a videoconferência é necessário:

  • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet.
  • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio.
  • Instalar, previamente, o aplicativo para a realização da videoconferência caso utilize celular ou tablet.

Fique tranquilo: todas essas informações são enviadas por e-mail antes do atendimento. Se você quiser saber sobre esta etapa clique aqui.

Sim, desde que você tenha biometria cadastrada ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Para cancelar ou reagendar seu atendimento, clique aqui. Você vai precisar informar o número do pedido (enviado no e-mail de solicitação - ele começa com CERTI ou 17) e o CPF do titular do Certificado Digital.

Sim, é possível. Há duas alternativas:

1. Se você tiver dados biométricos cadastrados ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o atendimento pode ser realizado por videoconferência. Ou

2. Se a sua situação não atender aos critérios mencionados, é possível solicitar o atendimento em domicílio.

Instalação

Para efetuar a emissão do seu Certificado Digital é necessário ter o Java 8 instalado. CLIQUE AQUI e confira o tutorial.

 

Em casos de dúvidas de como instalar seu certificado A1 CLIQUE AQUI e confira o tutorial.

Em casos de dúvidas de como instalar seu certificado A3 CLIQUE AQUI e confira o tutorial.