Perguntas frequentes

Garantia S. Plus

O que é a garantia?

Sossego começa com S de S.Plus + R$ xxxx

O S.Plus é uma solução para reemissão*, sem custos, de Certificado Digital em caso de perda, esquecimento ou bloqueio de senha. Este é o primeiro produto do mercado a oferecer uma cobertura aos usuários finais, que poderão requisitar um novo Certificado sem que haja a necessidade de realizar uma nova compra.

*Termo de aquisição:
¹ A solução S.Plus dá direito a duas recuperações do certificado;
² A solução cobre apenas a reemissão do certificado digital, em caso de perda de qualquer uma das mídias (cartão/token/leitora de mídia), a mesma não será substituída, devendo ser realizada nova aquisição;
³ Importante lembrar que na reemissão do certificado, a validade se mantem a mesma da primeira emissão.

Compra

Preciso de um certificado digital. Como comprar?
  • solicitação;

  • pagamento;

  • agendamento do atendimento e entrega do Certificado;

  • realização do atendimento;

  • emissão (entrega) do Certificado Digital.

Quais são a diferença entre o certificado modelo A1 e A3?

O Certificado Digital A1 é emitido e armazenado no computador. O uso da senha de acesso é opcional e sugerirmos, para a sua segurança, que você grave uma cópia dele em um outro dispositivo para os casos em que, por exemplo, seu computador seja formatado. Outra característica deste tipo de Certificado é a validade restrita a um ano (12 meses).

Características do Certificado A1

  • Armazenado e emitido no computador.

  • Senha opcional.

  • Permite a cópia e uso em outros dispositivos.

  • Validade de 1 ano (12 meses).

  • Não exige o uso de mídias (Cartão/Token).

  • Dispensa a necessidade do preparo do computador para o uso.

Já o Certificado Digital A3 é emitido e armazenado em uma mídia criptográfica, que pode ser um Cartão e Token (parece um pen drive), ou na nuvem, o qual chamamos de remoteID. A validade deste Certificado pode ser de até 60 meses, dependendo do local de armazenamento. E, nesta modalidade, o acesso ao Certificado, obrigatoriamente, é protegido por uma senha ou dois fatores de autenticação – na nuvem.

Características do Certificado A3

  • Armazenado e emitido em mídias (Cartão, Token ou nuvem).

  • É protegido por senha ou duplo fator de autenticação.

  • Não pode ser copiado.

  • Validade de 1 a 5 anos (12 a 60 meses).

  • Exige o uso da mídia, exceto se armazenado na nuvem.

  • O computador deve ser preparado antes do primeiro uso.

Existe algum requisito para comprar o Certificado Digital?

Para comprar o Certificado Digital é necessário que a pessoa, a qual será a titular dele, esteja ativa e regular na Receita Federal do Brasil.

Quero comprar um certificado, mas estou fora do país. Como Proceder?

Há duas opções:

  • Atendimento por videoconferência: para clientes com dados biométricos cadastrados ou CNH.

  • Atendimento presencial nos Estados Unidos, Inglaterra e Europa: neste caso, você pode ir até às unidades destes locais ou solicitar o atendimento em domicílio. Este serviço tem preço sob consulta e está sujeito à disponibilidade. Para saber mais, clique aqui.

Solicitei e paguei o meu certificado digital. Qual é a próxima etapa?

Agora, você precisa agendar o seu atendimento clicando aqui. É preciso informar Número do Pedido e também o CPF/CNPJ do titular.

O número do Pedido é enviado no e-mail de confirmação de solicitação. Ele começa com CERTI ou com 17. Se não localizar este e-mail em sua caixa de entrada, verifique também as pastas spam e lixo eletrônico.

Neste caso, antes de solicitar o novo Certificado Digital é necessário realizar a alteração do Representante Legal da empresa na Receita Federal do Brasil. Após esse processo, é possível comprar um novo Certificado Digital em nome da empresa.

Pagamento

Além do certificado digital, existe mais algum custo que devo pagar?
  • Não existe, não. Apenas haverá custo adicional se você desejar contratar o serviço de atendimento em sua residência, empresa ou no exterior.

Agendamento / Validação

O que é o agendamento/ atendimento do Certificado Digital?

É o momento em que a identidade do solicitante é confirmada. Trata-se de uma etapa indispensável para a posterior emissão (entrega) do novo Certificado Digital.

Aqui na SP Certificaos nós oferecemos dois modelos de atendimento:

  • Presencial – para todos os clientes.

  • Videoconferência – para os clientes com dados biométricos cadastrados ou que possuam Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como agendar meus atendimentos?

Para agendar, é preciso ter realizado o pagamento e clicar aqui. Será necessário informar o Número do Pedido e o CPF/CNPJ do titular do Certificado Digital. Depois, é só escolher o melhor dia e horário.Se você tiver dúvida em relação ao número do pedido, esta informação foi enviada no e-mail de confirmação de compra/solicitação. Ele começa com CERTI ou com 17. Se não localizar este e-mail em sua caixa de entrada, verifique também as pastas spam e lixo eletrônico.

Quais são os documentos necessários para o atendimento?

A documentação pode ser consultada aqui.

Na situação do atendimento presencial, os documentos devem ser apresentados no dia e hora agendados. Já na situação de atendimento videoconferência, os arquivos devem ser digitalizados em formato PDF e enviados, antecipadamente, para o e-mail do local/AR que prestará o atendimento. No assunto do e-mail, informe “Documentos videoconferência + número do pedido”. Fique tranquilo: todas essas instruções são enviadas ao seu e-mail.

O que é e como é feito o atendimento por videoconferência?

É um atendimento virtual no qual a identidade do solicitante é confirmada. No dia e hora agendados, basta acessar um link que é enviado previamente ao seu e-mail para iniciar o atendimento.

O que é necessário para realizar o atendimento por videoconferência?

Para realizar a videoconferência é necessário:

  • Ter um dispositivo (computador, celular ou tablet) com câmera e conexão à internet.
  • Estar em um ambiente silencioso e com boa iluminação, utilizando, se possível, fones de ouvido para uma melhor qualidade de áudio.
  • Instalar, previamente, o aplicativo para a realização da videoconferência caso utilize celular ou tablet.

Fique tranquilo: todas essas informações são enviadas por e-mail antes do atendimento. Se você quiser saber sobre esta etapa clique aqui.

Estou em outro país e precisa de um novo certificado. Posso realizar o atendimento por videoconferência?

Sim, desde que você tenha biometria cadastrada ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Como cancelar ou reagendar o atendimento?

Para cancelar ou reagendar seu atendimento, clique aqui. Você vai precisar informar o número do pedido (enviado no e-mail de solicitação – ele começa com CERTI ou 17) e o CPF do titular do Certificado Digital.

Quero comprar meu Certificado Digital e ser atendido sem sair de casa. É possível?

Sim, é possível. Há duas alternativas:

1. Se você tiver dados biométricos cadastrados ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o atendimento pode ser realizado por videoconferência. Ou

2. Se a sua situação não atender aos critérios mencionados, é possível solicitar o atendimento em domicílio.

Instalação

Passo a passo para baixar e instalar o Java

Para efetuar a emissão do seu Certificado Digital é necessário ter o Java 8 instalado. CLIQUE AQUI e confira o tutorial.

 

Passo a passo para emitir o seu Certificado Digital A1

Em casos de dúvidas de como instalar seu certificado A1 CLIQUE AQUI e confira o tutorial.

Passo a passo para emitir o seu Certificado Digital A3

Em casos de dúvidas de como instalar seu certificado A3 CLIQUE AQUI e confira o tutorial.