Dúvidas Frequentes


1. Quando devo fazer o agendamento?

R: O agendamento é feito após a conclusão do pedido e é necessário para que
seja realizado a validação presencial em um dos nossos pontos de atendimento. 


2. Porque é preciso agendar a validação presencial?

R: A validação presencial compõe o processo de emissão do certificado digital.
Neste momento é feito a confirmação da identidade do titular solicitante, seja
pessoa física ou pessoa jurídica, garantindo a veracidade dos documentos apresentados.

 

3. Quando é possível agendar a validação presencial?

R: Logo após a conclusão da compra do certificado digital. Você pode escolher
emitir no posto de atendimento da SP Certificados ou ainda contratar uma
visita in company, realizando a in loco, em seu escritório ou residência.

 
4. Quais sistemas operacionais e navegadores são
compatíveis para emissão do certificado digital?

R: O Certificado Digital da SP CERTIFICADOS é fornecido pela VALID, devendo
ser realizada a emissão em equipamentos com as seguintes configurações:


• Sistema Operacional: Windows Vista, Windows 7, Windows 8, Windows 8.1
e Windows.10 (a partir do build 10586.63).


• Navegadores: Internet Explorer 9.0 ou superior e Firefox.


Importante: A emissão do certificado digital não pode ser realizada utilizando o navegador EDGE,
instalado em conjunto com o Windows 10. Caso utilize este sistema operacional, sugerimos o uso
do Internet Explorer 11 para emissão do certificado digital.

 
5. Quais configurações necessárias devo executar em meu
equipamento antes da emissão do meu certificado digital?

R: Recomendamos as seguintes configurações como necessárias:

Certificados em dispositivos cartão com leitora ou token: 

• Windows Vista ou superior.

• Java 7.X ou superior.

• Instalador VALID para instalação dos drivers, fornecido no
momento da aquisição do certificado com o respectivo dispositivo.

Certificados A1:

• Acesso a internet.

• Windows Vista ou superior.

• Java 7.X ou superior.

 

6. Quais são as senhas cadastradas no certificado digital?

R: Atualmente existem dois tipos de certificados A3 e A1, tanto para Pessoa Física e Jurídica.

 

Senhas de proteção Certificado Digital A3:

• Senha de utilização (PIN) – libera a utilização da chave privada do certificado.
 Senha de desbloqueio (PUK) – desbloqueia a senha PIN do cartão ou token.
• Frase Senha – senha para revogação Online.
 

Senhas de proteção Certificado Digital A1:

• Frase Senha – senha de emissão e de revogação online do certificado.
• Senha de Utilização - senha de proteção para uso da chave privada instalada no navegador. 

IMPORTANTE:
NUNCA divulgue as senhas para terceiros.
NÃO digite as senhas quando alguém puder observar suas mãos.
NÃO anote as senhas em papéis e guardar em uma gaveta ou embaixo do teclado, por exemplo.
UTILIZE senhas fortes, contendo letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
 

7. Posso entregar meu certificado digital e senha para terceiros?

R:  Por se tratar de um documento que garante sua identidade em transações eletrônicas com
validade jurídica, não indicamos entregar seu certificado ou de sua empresa para terceiros.